A área desmatada dentro da terra protegida é equivalente a cerca de 800 campos de futebol, segundo a PF. Invasores abriram estrada de ponta a ponta na Terra Indígena.
A Polícia Federal executou em maio duas operações dentro da Terra Indígena Igarapé Lage. No final de maio os agentes encontraram uma área invadida com cerca de 100 lotes para grilagem de terra.
A operação também verificou uma estrada cortando a terra indígena de ponta a ponta. Essa estrada de 20kms está sendo utilizada para o transporte da madeira extraída ilegalmente.
Na primeira operação, realizada entre 16 e 17 de maio, a Polícia Federal identificou diversos pontos de extração ilegal de madeira, Na segunda operação, entre os dias 26 e 28 de maio, foram identificados e destruídas 5 pontes, 5 habitações, 2 galpões e 3 veículos dentro da terra indígena.
A área desmatada dentro do território já totaliza mais de 1000 hectares dentro dos limites do território. No nosso Boletim V tratamos sobre o contexto de ameaça enfrentado pela Terra Indígena Igarapé Lage.
Fontes:
PF deflagra operação para combate a crimes na Terra Indígena Igarapé Laje. Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia. 29/05/2024