“Estamos denunciando o desmatamento, queimadas e invasões desde o ano de 2017. Enquanto o mundo discute na COP28 sobre mudanças climáticas, a TI Karipuna ainda sofre com a presença de invasores e desmatamento”, falou Adriano Karipuna.
A Terra Indígena Karipuna é um dos territórios mais desmatados do estado de Rondônia. O líder Adriano Karipuna vem seguidamente denunciando as ilegalidades que impactam o território de seu povo.
Recentemente, Adriano denunciou em suas redes sociais:
“Venho através das sociais, denunciar o que vem acontecendo no território indígena Karipuna-Brasil.
Enquanto o mundo discute na COP 28, sobre mudanças climáticas para proteger a Floresta Amazônica, dentre outras proteções, a América do Sul- Brasil na terra indigena Karipuna, que fica localizado no norte Brasil ainda há presença de invasores e desmatamento .
Até presente o momento o governo brasileiro não cumpriu os acordos feitos nas COP`s de proteger o Meio-ambiente e os que vivem no território(terras indígenas).
1.Breve história do povo
Nosso povo foi contactado em 76, durante o contato muito dos Karipuna foram mortos por doenças infecciosas, éramos muitos Karipunas .
Em 1998, homologado( Demarcação) com uma redução do território, antes da Demarcação era 193 mil reduzindo para 153 mil hectares, parte do território foi doado para os invasores. Na época, o povo Karipuna vem resistindo e protegendo com toda dificuldade.
Estamos denunciando o desmatamento, queimadas, e invasão desde o ano 2017, todas as denúncia são com provas materiais, a exemplo dessa que vamos mostrar hoje 03/12/2023.
2. Essa Denúncia é de uma imagens de satélite em tempo real, esta bem nítido o tamanho da invasão e o desmatamento no território Karipuna. As cores em com Rosa são desmatamento e queimadas.”
No ano de 2022, oito TIs na Amazônia Legal, apareceram entre as 10 mais desmatadas do Brasil, a TI Karipuna apareceu na lista em nove meses, com exceção de março, novembro e dezembro. Além disso, a TI Karipuna, em 2022, foi a TI mais desmatada no entorno da BR-319, com 1.733 ha, seguida pela TI Sepoti e pela Tenharim-Marmelos, segundo o Observatório BR-319.
O Boletim do Observatório Socioambiental de Rondônia em sua quarta edição trará um panorama ampliado das transformações no contexto de quatro TIs em Rondônia, entre elas a TI Karipuna, em breve disponibilizaremos essa edição do boletim.
O InfoAmazônia também traçou uma contextualização histórica das relações estabelecidas com os Karipunas e seu território, amplamente marcadas pela destruição e violência.
Acesse o conteúdo no InfoAmazônia: Terra Indígena Karipuna é a mais desmatada no entorno da BR-319.