Dados do SAD indicam redução no índice de desmatamento em Rondônia

Derrubada da floresta em janeiro e fevereiro chegou a 900 hectares, 77% a menos do que nos mesmos meses em 2023.

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon indicou que houve uma devastação da floresta de 900 hectares de floresta no estado de Rondônia nos primeiros dois meses deste ano (2024). Um resultado menor que nos últimos cinco anos.

Houve uma variação de -77% nos dados quando comparados aos dados do primeiro bimestre de 2023. O gráfico a seguir indica a variação do percentual de desmatamento em relação ao ano anterior, comparando os dados entre os anos subsequentes.

Analisando mensalmente, é possível inferir que Rondônia tanto nos meses de janeiro, como fevereiro de 2024, apresentou redução expressiva do desmatamento captado pelo sistema de alertas do Imazon.

Seca e alerta em 8 municípios de Rondônia

Apesar dos dados serem positivos e representarem uma necessária redução, o estado de Rondônia está sob alerta para um período de estiagem.

Esse mês o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) indicou uma seca rigorosa durante o verão amazônico. A Agência Nacional de Águas (ANA) emitiu alerta para uma seca grave e extrema nos rios do estado de Rondônia.

Associado a isso, oito município de Rondônia entraram em situação de emergência em decorrência da estiagem: Alta Floresta d’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Campo Novo de Rondônia, Cerejeiras, Espigão d’Oeste, Ji-Paraná, Parecis e Vilhena.

A situação é de alerta em meio aos meses de janeiro e fevereiro, período que inicialmente deveria ser de chuvas na Amazônia.

Acesse os dados do SAD referente aos estados da Amazônia Legal para o mesmo período: Primeiro bimestre de 2024 tem menor desmatamento dos últimos seis anos.

Últimas Postagens

Compartilhe esse post!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Email