Cerca de 60 tiros foram disparados contra a polícia militar que executa ações na unidade de conservação estadual, visando coibir as invasões.
Na noite de quarta-feira (2), policiais militares foram atacados a tiros durante uma ação no Parque Estadual Guajará-Mirim, em Nova Mamoré (RO).
O confronto ocorreu no contexto da Operação Mapinguari, que tem como objetivo preservar a biodiversidade da unidade de conservação e cumprir decisão judicial de desocupação da área.
Segundo informações da Polícia Militar, os criminosos chegaram a efetuar aproximadamente 60 disparos contra a Base 02 da PM, onde estavam agentes do Batalhão de Patrulhamento. Nenhum policial foi ferido durante o tiroteio, e os agentes revidaram à ação criminosa. Não há informações sobre invasores feridos.
As investigações apontam que os invasores estavam utilizando dois drones para monitorar a movimentação das forças de segurança durante o ataque. Além disso, os suspeitos cortaram parte da plataforma da ponte sobre o rio Oriente, com o objetivo de dificultar a chegada de reforços e instalaram arames pela estrada numa tentativa de emboscar os veículos policiais, de acordo com a polícia.
A ação do governo de estadual foi deflagar mais uma etapa da Operação Mapinguari, que indica reforçar o efetivo de segurança na região e mantendo os pontos de apoio na região. A ação já resultou na desmobilização de um acampamento em processo inicial de instalação e autuação do “responsável” pelo ilícito.
Fontes:
ETAPAS são realizadas com sucesso contra invasões no Parque Estadual de Guajará-Mirim. DCOMS. Polícia Militar de Rondônia. 04 abr. 2025.
PARQUE ESTADUAL: Polícia tenta identificar invasores que atiraram 60 vezes contra base da PM. Rondoniaovivo. 03 abr. 2025.
Policiais são atacados a tiros durante ação no Parque Estadual Guajará-Mirim em RO. G1 Rondônia. 03 abr. 2025.