Operação Golden Border buscou desmobilizar logística dos garimpeiros em áreas protegidas do Cone Sul de Rondônia.
A Operação Golden Border, deflagrada no dia 13/03/2025 visou combater garimpos situados nas Terras Indígenas Roosevelt e Parque Aripuanã, no sul de Rondônia. A ação buscou desmobilizar a atividade de mineração que é ilegal.
Durante a ação, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal (PF) desmobilizaram quatro acampamentos de garimpeiros e inutilizaram diversos equipamentos utilizados na extração ilegal de minérios. Entre os itens destruídos, estavam duas escavadeiras hidráulicas, 14 motores estacionários, um barco, uma balsa e mil litros de óleo diesel. Os garimpeiros exploravam ouro e cassiterita no interior dos territórios indígenas.
Segundo dados do Programa Brasil Mais, em 2024 já foram registrados 19 alertas de garimpo ilegal nesses territórios, resultando na supressão de 21 hectares de vegetação nativa.
Graves impactos ambientais
A expansão do garimpo ilegal na região provoca graves danos ambientais, incluindo o desmatamento da vegetação nativa da Amazônia, a contaminação de rios e igarapés por mercúrio e resíduos oleosos, o assoreamento dos cursos d’água e o aumento da turbidez da água, comprometendo a qualidade dos recursos hídricos e a saúde das comunidades que usam a água. Além disso, a degradação ambiental leva à perda de habitat da fauna silvestre e da ictiofauna, afetando o equilíbrio ecológico da região.
Outro fator preocupante é a instalação de empreendimentos ilegais, sem autorização e sem qualquer parametrização para evitar impactos ambientais e promover compensação, tornando ainda mais complexo a recuperação das áreas degradadas.
Além dos impactos ambientais, o avanço do garimpo afeta diretamente o modo de vida tradicional do povo Cinta Larga, interferindo em seu território, cultura, segurança e acesso aos recursos naturais essenciais para sua subsistência.
Fonte:
Ação do Ibama e da PF combate garimpos ilegais em terras indígenas em RO. Assessoria de Comunicação do IBAMA. 14 mar 2025.