O Observatório Socioambiental de Rondônia torna público o Boletim Edição VI – Julho de 2024.
A sexta edição do Boletim do Observatório Socioambiental de Rondônia avalia e contextualiza os dados de desmatamento em unidades de conservação (UCs) entre 2023 e 2024, mais especificamente nas unidades monitoradas pelo Observatório:
- Parque Estadual de Guajará Mirim
- Estação Ecológica Estadual de Samuel
- Reserva Extrativista Rio Preto-Jacundá
- Floresta Nacional de Jacundá
O relatório destaca uma redução geral do desmatamento, mas aponta um aumento em uma das quatro UCs monitoradas, na Esec de Samuel. Também evidencia a fragilização da legislação ambiental e a falta de ação dos órgãos ambientais estaduais como um facilitador dos crimes ambientais e a violação as UCs.
Os dados também indicam que apesar da redução do índice de desmatamento no interior do PE de Guajará-Mirim, fruto de algumas ações, os valores ainda permanecem altos. Em conjunto, quando se compara o tamanho das unidades monitoradas, a Resex Rio Preto-Jacundá aparece como a UC que sofreu maior percentual de desmatamento no período e que a ação de invasores ameaça a atividade da população extrativista que por direito habita e trabalha pela preservação da unidade.
O boletim utiliza dados do Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite) do INPE, RADD (Radar for Detecting Deforestation) e do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil publicado pelo MapBiomas.
O Boletim Edição VI – Julho de 2024, assim como as outras edições, podem ser acessados em nossa Biblioteca.