Segundo informações de testemunhas, em represália a uma fiscalização, fiscais do ICMBio sofreram uma emboscada. Não houve feridos.
Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e policiais da Força Nacional foram atacados e tiveram os carros queimados durante uma fiscalização contra o desmatamento na Floresta Nacional de Aripuanã, próximo distrito de Santo Antônio do Matupi, no Sul do Amazonas. O ataque aconteceu na tarde de quinta-feira (28) e não registrou feridos.
Em nota, o ICMBio afirmou que a fiscalização teve o objetivo de verificar desmatamento apontado pelo sistema DETER – um alerta de fiscalização e controle de degradação florestal – de 762 hectares dentro da Floresta Nacional do Aripuanã.
No local, foram encontrados 550m³ de madeira ilegal em tora, além de armas, equipamentos e veículos usados no desmatamento ilegal. Todos os equipamentos foram apreendidos ou destruídos. Além disso, quatro infratores foram identificados e multados em R$ 7,6 milhões.
Segundo informações de testemunhas à Rede Amazônica, em represália à fiscalização, os fiscais do ICMBio sofreram uma emboscada. Homens derrubaram árvores, cercaram as viaturas dos fiscais e atearam fogo. Em áudios, a que a Rede Amazônica teve acesso, homens incentivam o ataque. “Agora é hora. Vamos cercar eles na rua. Aceleraram para rumo daí. Bora queimar, bora queimar!”, diz um deles.
Os homens interditaram, ainda, a BR-230, conhecida como Rodovia Transamazônica. Os fiscais foram resgatados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) no dia seguinte.
Texto original: G1 Amazônia, para lê-lo na integra acesse: <https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/09/29/fiscais-do-icmbio-sao-atacados-e-tem-carros-queimados-durante-fiscalizacao-contra-desmatamento-no-am.ghtml>