TI Igarapé Lage: Operação de combate a crimes ambientais foi deflagrada

Infraestruturas encontradas em operação na TI Igarapé Lage. Foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Infraestruturas encontradas em operação na TI Igarapé Lage. Foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Ação realizada pela PF, FUNAI, BPA e PATAMO foi realizada visando combater o crescimento de crimes ambientais no interior da TI.

No dia 25/11 foi deflagada a Operação Kurumi’i visando o combate a crimes ambientais na Terra Indígena Igarapé Lage. A operação foi realizada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia (BPA) e grupo tático da Polícia Militar (PATAMO).

De acordo com a Comunicação Social da PF em Rondônia, a operação mirou a Linha 24C nas bordas e interior do território indígena. No interior da TI foram localizados diversos pontos de extração ilegal de madeira, além de aproximadamente 100m³ de toras de madeira. Na ocasião, os militares também aprenderam munição no local.

As investigações seguem em andamento visando identificar a prática criminosa na região, se identificado, os envolvidos responderão por crimes de desmatamento ilegal de área pública e porte ilegal de armas e munições.

O contexto

A TI Igarapé Lage tem sofrido um aumento das invasões a seu território, sobretudo a partir de operações em outros territórios próximos, como TI Karipuna e TI Uru-Eu-Wau-Wau. Imagens de satélite e relatos da Pastoral Indigenista de Guajará-Mirim indicam esse aumento e alertam para os riscos que o território corre frente as pressões de criminosos ambientais.

A série histórica de imagens de satélite demonstram o aumento da área desmatada no interior da TI a partir de 2022 em um pleno crescimento após esse momento. Junto ao desmatamento, nota-se a abertura de linhas de acesso, tornando-se vetores da ampliação da invasão e demonstrando a constância da prática criminosa no interior do território com a implantação de infraestruturas.

Animação da alteração da cobertura vegetal da TI Igarapé Lage a partir do desmatamento e abertura de linhas no seu interior.

Pressões semelhantes se estende aos territórios vizinhos como a TI Igarapé Ribeirão que também tem sofrido crescimento do de invasões e desmatamento.

Fontes:

PF deflagra operação em combate aos crime ambientais na reserva indígena Igarapé Lage/RO. Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia. 26 novembro 2024.

INVASÃO inédita da Terra Indígena Igarapé Lage – Nova Mamoré (RO). Tudo Rondônia. 25 maio 2024.

Últimas Postagens

Compartilhe esse post!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Email