Projeto de restauração florestal na Amazônia é vítima de incêndio criminoso

360 mil árvores foram perdidas para o fogo. Projeto tentava reflorestar área desmatada dentro de unidade de conservação em Rondônia.

O projeto de reflorestamento existente dentro da Reserva Extrativista Rio Preto-Jacundá, em Rondônia, comandado pelo Centro de Estudos Rioterra, foi vítima de um incêndio criminoso nas últimas semanas. Cerca de 270 hectares foram consumidos pelas chamas, uma perda de 360 mil árvores nativas, de mais de 100 espécies.

O projeto era considerado modelo pelo tamanho e localização. Estudos estavam sendo preparados com o objetivo de criar um modelo replicável e escalável em outros territórios da floresta amazônica e em projetos de restauração em larga escala.

“Anos de trabalho e sonhos foram destruídos. Anos de investigação sobre restauração, biodiversidade, clima e economia viraram fumaça”, disse a Rioterra, em suas redes.

Área em restauração afetada na Resex Rio Preto-Jacundá. Imagem: RioTerra.

O projeto começou em 2020 em uma área desmatada ilegalmente dentro da Resex Rio Preto-Jacundá. Entre as espécies plantadas, estavam árvores frutíferas, que seriam usadas para a geração de renda da comunidade da reserva.

Segundo a organização, o projeto já havia sofrido ameaças de grileiros. A ((o))eco, o Rioterra disse que a forma de disseminação do fogo, analisada por imagens de satélite, e histórico da região indicam fortes indícios de que o fogo teve início por origem humana. 

“Numa altura em que há tanta discussão sobre restauração e concessões planejadas, o incidente levanta sérias questões sobre como proteger tais projetos. Para concessões em áreas públicas, que tipo de papel os estados precisam desempenhar para protegê-las? Como podemos agir preventivamente? Quem garante a ‘continuação’ deste trabalho?”, questiona a Rioterra.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam-RO).

Comparação mostra o antes e depois do incêndio criminoso na área. Imagem: RioTerra.

Texto original: em ((o))eco, por Cristiane Prizibisczki. <https://oeco.org.br/noticias/projeto-de-restauracao-florestal-na-amazonia-e-vitima-de-incendio-criminoso/>

Últimas Postagens

Compartilhe esse post!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Email