Emboscada: fiscais do ICMBio são atacados e têm carros queimados durante fiscalização contra desmatamento no AM

Segundo informações de testemunhas, em represália a uma fiscalização, fiscais do ICMBio sofreram uma emboscada. Não houve feridos.

Viaturas do ICMBio em chamas em Santo Antônio do Matupi.
Viaturas do ICMBio em chamas em Santo Antônio do Matupi.

Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e policiais da Força Nacional foram atacados e tiveram os carros queimados durante uma fiscalização contra o desmatamento na Floresta Nacional de Aripuanã, próximo distrito de Santo Antônio do Matupi, no Sul do Amazonas. O ataque aconteceu na tarde de quinta-feira (28) e não registrou feridos.

Em nota, o ICMBio afirmou que a fiscalização teve o objetivo de verificar desmatamento apontado pelo sistema DETER – um alerta de fiscalização e controle de degradação florestal – de 762 hectares dentro da Floresta Nacional do Aripuanã.

No local, foram encontrados 550m³ de madeira ilegal em tora, além de armas, equipamentos e veículos usados no desmatamento ilegal. Todos os equipamentos foram apreendidos ou destruídos. Além disso, quatro infratores foram identificados e multados em R$ 7,6 milhões.

Segundo informações de testemunhas à Rede Amazônica, em represália à fiscalização, os fiscais do ICMBio sofreram uma emboscada. Homens derrubaram árvores, cercaram as viaturas dos fiscais e atearam fogo. Em áudios, a que a Rede Amazônica teve acesso, homens incentivam o ataque. “Agora é hora. Vamos cercar eles na rua. Aceleraram para rumo daí. Bora queimar, bora queimar!”, diz um deles.

Os homens interditaram, ainda, a BR-230, conhecida como Rodovia Transamazônica. Os fiscais foram resgatados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) no dia seguinte.

Texto original: G1 Amazônia, para lê-lo na integra acesse: <https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/09/29/fiscais-do-icmbio-sao-atacados-e-tem-carros-queimados-durante-fiscalizacao-contra-desmatamento-no-am.ghtml>

Últimas Postagens

Compartilhe esse post!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Email