420 balsas de garimpo são destruídas no Rio Madeira e afluentes

Imagem Polícia Federal
Imagem Polícia Federal

Ação do IBAMA, PF e FUNAI buscou combater o garimpo na região de Humaitá, em resposta garimpeiros atacaram os agentes federais e a Prefeitura de Humaitá, 16 pessoas foram presas.

Operação executada entre dia 20 e 25 de agosto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Federal (PF) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) no Rio Madeira, Rio Aripuanã e Rio Manicoré mirou o combate ao garimpo ilegal nos rios.

A destruição das centenas de balsas é uma estratégia para combater a ação criminosa. Este crime ambiental aproveita-se da redução do nível da água dos rios para poder acessar mais facilmente o leito e extrair a areia do leito. Após, a areia é misturada com mercúrios para separar o ouro que depositou-se naturalmente no rio.

A areia junto com o mercúrio são lançados ao rio, ampliando o impacto socioambiental e provocando a contaminação do ambiente, animais e pessoas.

Balanço da operação:

  • Dia 1 – Destruição de 131 dragas/balsas de garimpo
  • Dia 2 – Destruição de 97 dragas/balsas de garimpo
  • Dia 3 – Destruição de 75 dragas/balsas de garimpo
  • Dia 4 – Destruição de 51 dragas/balsas de garimpo
  • Dia 5 – Destruição de 45 dragas/balsas de garimpo
  • Dia 6 – Destruição de 21 dragas/balsas de garimpo
  • Total: 420 dragas destruídas

Represália à operação

Em retaliação à operação, no dia 21, garimpeiros atacaram e provocaram o confronto com os agentes que estavam desembarcando em um porto privado em Humaitá (AM). Os garimpeiros e seus apoiadores invadiram o porto e avançaram com rojões e pedras contra os agentes.

De acordo com o G1 Amazonas, os agentes federais recuaram e seguiram viagem pelo Rio Madeira, já os garimpeiros seguiram para frente da prefeitura de Humaitá e criaram um novo confronto, agora com a Polícia Militar que revidou e prendeu 16 envolvidos. Além disso, os garimpeiros tentaram atear fogo a casas e lançaram pedras na sede do Ministérios Público na cidade.

Operação Prensa

A Operação Prensa é executada pela Polícia Federal, IBAMA e FUNAI e não tem prazo para ser finalizada. A operação conta com a participação de agentes especializados que percorrerão municípios do sul do Amazonas para combater os crimes de garimpo na região.

Fontes:

Maia, Elijonas. CNN. Operação de combate ao garimpo destrói 420 balsas usadas pelo crime no Amazonas. 26 ago 2024.

Magalhães, Raolin; Gabriel, Juan. G1 Amazonas. 16 pessoas são detidas após conflitos entre garimpeiros e policiais no interior do Amazonas. 22 ago 2024.

Agência Gov. Polícia Federal inutiliza 223 balsas de garimpo ilegal no Amazonas. 22 ago 2024.

Últimas Postagens

Compartilhe esse post!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Email