Área que deveria ser protegida é desmatada, extrativistas são constantemente ameaçados e há milhares de cabeças de gado dentro do território.
Um extrativista teve sua casa incendiada criminosamente por grileiros, verdadeiros grupos criminosos organizados, que pretendem expulsar os extrativistas para transformar a área em pasto para a criação de gado. A Resex Jaci-Paraná vem sendo invadida por grileiros, fazendeiros e grandes agricultores. A sua área de vegetação está sendo destruída, os extrativistas expulsos e apenas algumas famílias de seringueiros resistem bravamente no local aos ataques criminosos. O extrativista, que prefere não se identificar, relata que foi expulso da sua propriedade e que há serralherias funcionando dentro da reserva e uma balsa fazendo o transporte de madeira e gado para a cidade.
O vice-presidente da Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), Sebastião Neves, explica que já foram feitas diversas denúncias aos órgãos públicos responsáveis pela área, mas que nenhuma medida foi tomada: “A OSR vem pedindo providências desde o começo das invasões, pedindo providências ao governo do estado, Polícia Federal, Polícia Militar, a Sedam, ao Ministério Público, enfim, a todos os órgãos competentes.”
Sebastião relata que os fazendeiros estão destruindo e derrubando as seringueiras e as castanheiras para forçar os extrativistas a saírem da Resex e perderem sua fonte de renda. “O que nós ouvimos como respostas da Sedam e do Ministério Público é que eles estão tomando providências, mas sabemos que nenhuma ação aconteceu até agora. Hoje a nossa preocupação é com a vida dos seringueiros que permanecem na Resex”, diz Sebastião Neves.
A Resex Jaci-Paraná é uma unidade de conservação que se estende por três municípios de Rondônia. Foi criada em 1996 para proteger a floresta e as famílias que vivem da extração da seringa, da castanha, do açaí e de outros produtos da Amazônia. Quase 30 anos depois da sua criação, mais da metade das famílias que viviam na Resex já foram expulsas por grileiros que agem de forma ilegal dentro da reserva, e a área desmatada cresce a cada ano.
A destruição da Resex e as violências e ameaças enfrentadas pelos seringueiros é retratada no documentário “Exilados: extrativistas são expulsos à bala em Rondônia”, disponível gratuitamente no Youtube. O documentário traz depoimentos e entrevistas que relatam como famílias de extrativistas foram expulsas violentamente da Resex de Jaci-Paraná, com a conivência de autoridades. O filme detalha o esquema de grilagem, o descumprimento de decisões judiciais e as tentativas da Assembleia Legislativa do estado em reduzir a área.
Texto original: +RO <https://maisro.com.br/urgente-casa-de-extrativista-e-incendiada-por-invasores-na-reserva-extrativista-jaci-parana/?swcfpc=1>