MP-RO e PM desencadeiam operação “Persistere” contra crimes ambientais em Nova Mamoré/RO

Área de intensa invasão PE Guajará-Mirim
Área de intensa invasão PE Guajará-Mirim

Ministério Público de Rondônia e Polícia Militar executam por meio da operação mandados de prisão, busca e apreensão, e quebra de sigilos.

Na manhã desta quinta-feira (23/11), o Ministério Público de Rondônia, através dos Grupos de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA) e de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), juntamente com a Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, e com o apoio da Polícia Militar do Estado de Rondônia, deflagraram a operação “Persistere” na região de Nova Mamoré/RO.

O objetivo da operação é dar cumprimento a mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, e quebra de sigilos telefônicos e telemáticos, todos expedidos pela Justiça de Guajará-Mirim.

O alvo é um investigado que, de maneira audaciosa, utilizava uma área do Parque Estadual Guajará-Mirim como propriedade própria.

De acordo com Vinicius Valentin Raduan Miguel, pesquisador da Ecoporé, o Parque Estadual Guajará-Mirim é uma Unidade de Conservação que vem sendo objeto de constantes invasões e tentativas de grilagem, com grandes danos ambientais. 

Mesmo diante da operação Mapinguari, que busca coibir invasões ao Parque, e respondendo a dois processos por crimes ambientais relacionados à mesma Unidade de Conservação, o investigado persistiu em permitir que parte de seu rebanho tivesse acesso irrestrito à área de preservação, causando sérios danos ambientais e cometendo graves crimes.

A operação, coordenada pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, teve participação ativa do GAEMA, GAECO e da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim, com o apoio operacional da Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental.

O nome “Persistere”, de origem latina, traduz-se como “algo que persiste”, aludindo à conduta desafiadora do investigado. Mesmo enfrentando processo criminal por condutas semelhantes e com a Operação Mapinguari em curso, o investigado continuou desafiando a ordem pública e persistindo na prática criminosa, resultando em notáveis danos ambientais.

Saiba mais da Operação Mapinguari:

Observa Rondônia: Operação Mapinguari no Parque Estadual de Guajará-Mirim <https://observaro.org.br/operacao-mapinguari-no-parque-estadual-de-guajara-mirim/>

Governo de Rondônia: Operação Mapinguari: Multas chegam a mais de 140 milhões contra invasores do PEGM <https://www.pm.ro.gov.br/?p=48058>

Fonte: Ministério Público do Estado de Rondônia <https://www.mpro.mp.br/pages/comunicacao/noticias/view-noticias/837206>

Últimas Postagens

Compartilhe esse post!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Email