Em plena estação chuvosa, municípios de Rondônia já estão em situação de emergência e cenário será de seca extrema no estado.
Oito municípios de Rondônia estão em situação de emergência devido aos efeitos da estiagem. O cenário foi reconhecido através de um decreto publicado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Os municípios são:
- Alta Floresta D’Oeste
- Alto Alegre dos Parecis
- Campo Novo de Rondônia
- Cerejeiras
- Espigão D’Oeste
- Ji-Paraná
- Parecis
Segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), as previsões indicam uma seca rigorosa durante o verão amazônico, ameaçando os recursos hídricos essenciais.
A Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do Monitor de Secas, alerta para áreas de seca grave e extrema em rios rondonienses, especialmente no sul de Rondônia e oeste de Mato Grosso. A ANA informa também que as vazões naturais do rio Madeira, em Porto Velho, permanecem abaixo do esperado mesmo no período considerado os mais chuvosos do ‘inverno amazônico’
Fatores como o aquecimento do Oceano Atlântico Norte acima do normal e mais quente que o Atlântico Sul e o Fenômeno El Niño, que causam atrasos no início das chuvas e o enfraquecimento delas, estão acentuando a estiagem.
O decreto de emergência permite que as administrações municipais solicitem apoio econômico e logístico da União para enfrentar essa crise, como liberação do FGTS, adiantamento de parcelas de programas sociais e operação Carro Pipa Federal.
Fonte: G1 Rondônia. Governo federal reconhece situação de emergência em oito municípios de Rondônia devido a estiagem. 2024