Ações recentes em Rondônia no combate ao garimpo

Ações da Polícia Federal e Ibama e da Polícia Rodoviária Federal atingem diretamente a prática de garimpo em Rondônia.

Na quarta-feira, dia 13/12, duas ações distintas realizadas pelas forças policiais e ambientais acarretam um importante combate ao garimpo no nosso estado. A primeira foi realizada em Porto Velho, no Rio Madeira voltada a inutilização de equipamentos de dragagem. Já a segunda ocorreu na BR 425 em Guajará-Mirim, apreendendo a cadeia de abastecimento do garimpo.

PF e Ibama combatem extração ilegal de ouro no estado

Foram inutilizadas seis dragas que atuavam ilegalmente na extração de ouro no leito do Rio Madeira

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, deflagrou, no dia 13/12, a Operação Febre do Fogo II, em continuidade das ações contra as atividades predatórias na extração ilegal de minério de ouro, no Rio Madeira, em Porto Velho/RO.

Durante a ação foram inutilizadas seis dragas que atuavam ilegalmente na extração de ouro no leito do Rio Madeira. Diversas outras embarcações foram fiscalizadas, constatando algumas irregularidades. Com isso, os proprietários serão notificados pelo Ibama para sanar os pontos verificados.

A operação contou com a participação de 26 policiais federais, entre explosivistas, pilotos de embarcação e Grupo de Pronta Intervenção (GPI). Foram utilizadas duas embarcações táticas que atuaram diretamente no rio. Outras duas foram alocadas em pontos estratégicos com grupo especializado, de prontidão para agir caso necessário.

Imagem: Polícia Federal (2023).

PRF apreende 50 kg de mercúrio ilegal em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, no início da noite de quarta-feira (13/12), realizando atividade de enfrentamento ao crime organizado em região de fronteira, na BR 425, próximo ao km 119, município de Guajará-Mirim, interceptou um carregamento de 50 quilos de mercúrio, sendo transportado um por casal.

Não havia autorização para o transporte e nem origem do material. Possivelmente, o material seria utilizado em garimpo ilegal em Porto Velho. 

Imagem: ASCOM PRF (2023).

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia e Assessoria de Comunicação da PRF.

Últimas Postagens

Compartilhe esse post!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Email